30/04/2013

"SAPO KIDS" revela entrevista exclusiva aos criadores de "Phineas e Ferb"!


Amanhã, às 10h50, estreia a 4ª temporada de Phineas e Ferb no Dinsey Channel!

Queres saber as melhores dicas artísticas dos criadores da série de animação Phineas e Ferb? Aqui tens! 


Dan Povenmire e Jeff ‘Swampy' Marsh do Disney Channel revelam tudo nesta entrevista feito pelo SAPO KIDS ...



Há quanto tempo é que vocês desenham? 

Dan: Eu desenho desde os dois anos e meio de idade. A minha mãe guardou coisas que eu desenhei antes sequer de saber falar! 
Swampy: Eu também desenho há muitos anos. Lembro-me de ter cinco ou seis anos quando comecei a dedicar-me à arte e ao desenho. Eu sempre pensei que era fixe, mas lembro-me de ver um miúdo a desenhar alguma coisa na escola e pensar para mim mesmo: 'Eu tenho mesmo de praticar." Foi desde então que comecei a desenhar. 

São grandes fãs do desenho e da animação? 
Dan: Definitivamente! 
Swampy: Estou constantemente a pensar, "Quando é que vou ter tempo livre para desenhar alguma coisa?" Eu sempre quis desenhar.

Sempre quiseram fazer do desenho a vossa vida? 
Swampy: Eu vim para a indústria de animação bastante tarde, mas estava infeliz no meu emprego anterior. Uma das melhores lições que eu aprendi é que se fizermos aquilo que gostamos, o dinheiro é sempre suficiente mas se fizermos alguma coisa de que não gostamos o dinheiro, independentemente do que ganhamos, nunca será suficiente. 

Confessem rapazes! Alguma vez foram expulsos de uma aula por estarem a fazer rabiscos e desenhos no caderno? 
Swampy: Eu estava sempre a fazer rabiscos no caderno e a desenhar, mas tive muita sorte em ter professores compreensivos. O facto de estar a desenhar e fazer rabiscos ajudava-me a estar atento às aulas. Se eu não estivesse a desenhar, não conseguia concentrar naquilo que as pessoas diziam. Parecia que compreendia as coisas de forma mais lenta. Quando eu estava a desenhar, podia ouvir claramente tudo o que o professor dizia. Os meus professores diziam: " Desde que tenhas boas notas e saibas a resposta quando te pergunto alguma coisa, podes continuar a desenhar."

E tu, Dan? 
Dan: Eu tive a reacção oposta dos professores. Eu costumava sentar-me mesmo à frente na aula de química, era uma disciplina que eu adorava, mas a professora ficava irritada porque eu estava sempre a desenhar e a fazer rabiscos no caderno.

O que aconteceu? 
Dan: A professora dizia-me: "Estás sempre a desenhar e mesmo assim és o único a ter ‘Excelente' no teste. Não sei como é possível". Ela não conseguia entender. Eu tive de lhe explicar que eu desenhava porque era assim que me conseguia concentrar. Se ela estivesse a dizer coisas em voz alta e eu estivesse a desenhar era porque a estava a ouvir, não estava concentrado naquilo que estava a desenhar.

Então desenhar às vezes pode ajudar nas aulas, mesmo que não sejam as de arte? 
Swampy: Definitivamente. Para mim resultou!

SEIS PASSOS PARA O SUCESSO ARTÍSTICO! 
Atenção a todos os aspirantes a cartoonistas! Queres alguns conselhos artísticos? Segue as melhores dicas artísticas de Dan e Jeff e torna-te criativo...

PASSO UM
Swampy diz... USA MATERIAIS BARATOS 
"Quando se trata de arte, não é preciso equipamento especial. Podes desenhar em qualquer suporte e podes usar qualquer material para desenhar, por isso não é preciso gastar muito dinheiro. Se é uma caneta, lápis, lápis de cera ou mesmo um pedaço de giz podes encontrar isso no parque. Usa o que quiseres. E quem disse que é preciso uma folha de papel branca para desenhar? Usa folhas de rascunho, ou qualquer outra coisa que aches que resulte. 

PASSO DOIS
Dan diz... COPIA À VONTADE
"Uma das coisas que me ajudou muito a criar desenhos animados foi a arte de copiar. Se eu visse um desenho que eu gostasse de uma revista ou um livro de BD, eu copiava esse desenho linha por linha e isso mostrava-me muitas técnicas. Com isso aprendi técnicas específicas de desenhos animados. Não estou a dizer para copiares por cima dos desenhos. Eu olhava para o desenho analisava-o e desenhava linha a linha para saber como o artista tinha desenhado a figura. Depois incorporava as técnicas à minha arte".

PASSO TRÊS
Swampy diz... NÃO HÁ CERTO E ERRADO
"Uma coisa que eu adoro ensinar às crianças, é o facto de que não existir uma forma certa ou errada de desenhar. Desenha o que te faz feliz e nunca te preocupes se alguém disser: "Oh, isso não é um bom desenho." Há tantos, estilos de desenho por aí! O teu trabalho não tem de parecer que saiu de um livro de desenhos animados, ou de um livro de arte. Desde que te expresses e obtenhas uma reacção, isso é que é importante". 

PASSO QUATRO
Dan diz... TU CONSEGUES! 
"Acredita em ti mesmo. Se gostas de desenhar e gostas de criar desenhos animados ou fazer alguma coisa criativa, há uma maneira de fazeres dessa arte a tua vida. Quando eu cresci muitos adultos me diziam que eu nunca conseguiria ser artista profissional. Eles diziam coisas como: "Há uma razão para lhes chamarem ‘artistas esfomeados'. É porque eles passam fome! Ninguém sobrevive, tendo como profissão desenhar". Eu sempre quis dizer aos jovens que, se eles adoram fazer alguma coisa, então existem maneiras de ganhar a vida a fazê-lo. Devemos lutar pelos nossos sonhos!"

PASSO CINCO
Swampy diz... DESENHA EM QUALQUER SÍTIO
"Alguns dos meus desenhos favoritos foram criados por um homem que costumava desenhar no seu jornal todas as manhãs, fazia caricaturas de pessoas sentadas perto dele no comboio. Ele desenhava essas caricaturas com caneta sobre o jornal impresso. Não era uma folha de papel branca e limpa, mas ele tinha resmas destes desenhos, e foram os melhores que já vi até hoje. "

PASSO SEIS
Dan diz... A PRÁTICA FAZ A PERFEIÇÃO
"Anda sempre com um bloco de desenhos, assim podes praticar em todo o lado. Eu costumava desenhar no canto dos meus livros escolares. Eu desenhava um bola em várias posições diferentes e quando esfolheava o livro, parecia que a bola saltava. Há muitas coisas animadas que podes inventar. Sê criativo e luta por isso! "

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lê antes de fazeres o teu comentário:
- Os comentários do blog não são moderados.
- Aceitamos comentários em anónimo
- Publica comentários apenas relacionados com o conteúdo do post/página.
- Não coloques links de artigos do teu blog.
- Apenas coloca o link do teu blog na página de Parceria!
- Não nos insultes pois somos cidadãos normais como vocês!
- Diverte-te a comentar!