21/09/2013

O Silêncio da Disney, o sucesso de Outros!

RECOMENDADO APENAS PARA MAIORES DE 13 ANOS!
Em janeiro deste ano, o festival de Sundance viu a estreia mundial de "Escape From Tomorrow". O filme de terror de minúsculo orçamento foi rodado em dois parques de diversões, o Disney World, em Orlando, e a Disneyland, em Anaheim, e contém cenas onde conhecidas personagens do estúdio praticam atos pouco habituais - incluíndo tentativas de violência contra crianças. 



A trabalhar com um orçamento curto, o realizador Randy Moore pegou nos atores, numa pequena e discreta equipa e na sua câmara digital. Entrou nos parques e fez o seu filme sem dar nas vistas usando algumas das diversões e toda a envolvente como cenário.

O enredo é simples: no último dia de férias um pai de família recebe um telefonema a informá-lo de que foi despedido e mergulha progressivamente na loucura.

A seguir à primeira exibição pública, um poster lançou ainda mais achas para a fogueira ao mostrar a típica mão de Mickey crispada e em sangue com o título a replicar o tipo de letra do logotipo da Disney.


A reação normal nestes casos, incluiria um exército de advogados bem pagos, tribunais, providências cautelares, e pedidos de chorudas indemnizações. No entanto, e para surpresa de todos, a Disney manteve o silêncio.

Se, por um lado, as leis norte-americanas deixam alguma margem para o uso das personagens (com o conceito de "fair use", ou uso justificado, a servir de cobertura), por outro, a Disney teria aqui fundamentos mais do que suficientes para queixas na área dos direitos de autor e uso indevido de marcas registadas. Mesmo assim, nada fez.

A razão é explicada por uma fonte anónima do estúdio, citada pelo The Hollywood Reporter. A Disney está simplesmente a negar a "Escape From Tomorrow" a publicidade gratuita que poderia obter com este caso. Ao invés de alimentar a polémica, optou por deixar o assunto morrer e nem o porta-voz oficial da empresa se mostrou disponível para comentar o assunto.

Entreranto, "Escape From Tomorrow" estreia a 11 de outubro, nos EUA. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lê antes de fazeres o teu comentário:
- Os comentários do blog não são moderados.
- Aceitamos comentários em anónimo
- Publica comentários apenas relacionados com o conteúdo do post/página.
- Não coloques links de artigos do teu blog.
- Apenas coloca o link do teu blog na página de Parceria!
- Não nos insultes pois somos cidadãos normais como vocês!
- Diverte-te a comentar!