23/05/2013

Entrevista com a criadora de "Henry, o Monstro Feliz"!


Queres conhecer o Henry, o herói da nova série do Disney Junior? O SAPO Kids foi a Dublin falar com a criadora do Monstro Feliz, Niamh Sharkey, que nos conta tudo sobre o novo herói do Disney Júnior, não percas a estreia da série dia 25 de Maio ás 10:30, e acompanha semanalmente a série aos fins de semana ás 10:30!

Author Niamh Sharkey (left) and Disney's Beth Gardiner (right)

Quer apresentar-nos o Henry o Monstro Feliz?
O Henry é o protagonista da nova série do Disney Junior, que se chama precisamente «Henry o Monstro Feliz». São 52 episódios de 11 minutos cada um, que se centram na vida um menino de cinco anos, Henry, que é o filho do meio numa família com um irmão bebé, uma irmã e um irmão mais velhos, além do pai, da mãe e do avô. Ele aprendeu muito nesses cinco anos de vida e está a partilhá-lo com o mundo. Só que ele é um monstro, a família dele é composta por monstros e toda a cidade em que ele vive é também feita de monstros, todos eles adoráveis e muito coloridos.

A série começou como livro ilustrado?
Sim. Eu escrevo e desenhos livros para crianças em idade pré-escolar, e já escrevi e ilustrei cerca de 10 livros. Na verdade, outro dos meus livros, «The Ravenous Beasts», já tinha sido adaptado à animação, mas foi uma coisa muito limitada, em animação de recortes, que está em DVD. A série «Henry o Monstro Feliz» foi adaptada do livro «I'm a Happy Hugglewug», e foi produzida pela Disney e concretizada no estúdio Brown Bag Films, aqui em Dublin, a cidade onde eu vivo. E é a primeira vez que as minhas personagens são desenvolvidas a este nível e com esta profundidade. Isso é muito importante para mim. 

Que tipo de histórias vamos poder ver?
Histórias com muita fantasia e humor, mas em que todos podemos aprender alguma coisa. A série aprofundou muito o universo que eu criei e a vantagem de toda a cidade ser composta por monstros é que ela se tornou um espaço de diversidade. Há monstros grandes e pequenos, gordos e magros, têm cores diferentes, têm talentos e capacidades diferentes, são muito individualizados. E é uma série que promove muito a colaboração. Por exemplo, numa das histórias há uma bicicleta para seis pessoas, que dá para toda a família, só que se algum deles não quiser andar a bicicleta não funciona. Por isso, para todos se divertirem a família tem de atuar junta.

Há algum truque especial para conseguir escrever para crianças?
Para mim, enquanto escritora, o principal é ter sempre ter boas personagens, histórias fortes e perceber que as crianças são tão inteligentes como os adultos, só que vêem o mundo de outra maneira. Claro que há coisas em que é preciso ter cuidado, porque não queremos que as crianças imitem algo que viram no livro ou na televisão. Mas como a série é protagonizada por monstros, a liberdade é maior. Por exemplo, todos os monstros têm asas e podem voar, e só isso já nos permite uma liberdade enorme. 

Ainda temos mais novidades para ti! Não percas! Está atento!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lê antes de fazeres o teu comentário:
- Os comentários do blog não são moderados.
- Aceitamos comentários em anónimo
- Publica comentários apenas relacionados com o conteúdo do post/página.
- Não coloques links de artigos do teu blog.
- Apenas coloca o link do teu blog na página de Parceria!
- Não nos insultes pois somos cidadãos normais como vocês!
- Diverte-te a comentar!